domingo, 11 de abril de 2010
8 - Quais os serviços mais comuns oferecidos por um provedor de Internet? Descreva-os sucintamente.
WWW - World Wide Web
O serviço WWW surgiu em 1989 como um integrador de informações, dentro do qual a grande maioria das informações disponíveis na Internet podem ser acessadas de forma simples e consistente em diferentes plataformas. A forma padrão das informações do WWW é o hipertexto, o que permite a interligação entre diferentes documentos, possivelmente localizados em diferentes servidores, em diferentes partes do mundo.
O protocolo usado para a transferência de informações no WWW é o HTTP. O protocolo HTTP é um protocolo do nível de aplicação que possui objetividade e rapidez necessárias para suportar sistemas de informação distribuídos, cooperativos e de hipermídia.
Correio O correio eletrônico é um dos serviços mais utilizados na Internet, e cada vez mais pessoas e empresas utilizam-no para trocar informações de maneira rápida e eficiente. O corrreio eletrônico ( e-mail ) é o serviço básico de comunicação na rede. Ele é muito rápido, envia e recebe mensagens em questão de minutos.
Um endereço de correio eletrônico, como num endereço postal, possui todos os dados de identificação necessários para enviar uma mensagem a alguém. Ele é composto de uma parte relacionada ao destinatário da mensagem ( o que vem antes do caractere @ e de uma parte relacionada com a localização do destinatário, o que vem após o caractere @.
Formação de um endereço eletrônico: nome do usuário@nome do domínio
exemplo:antonio.mesquita@genamaz.org.br
O que pode ser feito através do correio eletrônico: solicitar arquivos, solicitar informações, fazer pesquisas, enviar mensagens, ler mensagens, imprimir mensagens, etc.
FTP - File Transfer Protocol É uma forma bastante rápida e versátil de transferir arquivos (também conhecidos como ficheiros), sendo uma das mais usadas na internet.
A transferência de dados em redes de computadores envolve normalmente transferência de arquivos e acesso a sistemas de arquivos remotos (com a mesma interface usada nos arquivos locais). O FTP é baseado no TCP, mas é anterior à pilha de protocolos TCP/IP, sendo posteriormente adaptado para o TCP/IP. É o padrão da pilha TCP/IP para transferir arquivos, é um protocolo genérico independente de hardware e do sistema operacional e transfere arquivos por livre arbítrio, tendo em conta restrições de acesso e propriedades dos mesmos.
A transferência de arquivos dá-se entre um computador chamado "cliente" (aquele que solicita a conexão para a transferência de dados) e um servidor (aquele que recebe a solicitação de transferência). O utilizador, através de software específico, pode selecionar quais arquivos enviar ou receber do servidor. Para existir uma conexão ao servidor,caso o servidor exija,o utilizador informa um nome de utilizador (ou username, em inglês) e uma senha (password), bem como o nome correcto do servidor ou seu endereço IP. Se os dados foram informados corretamente, a conexão pode ser estabelecida, utilizando-se dois canais de comunicação, chamados de portas (ports). Tais portas são conexões no qual é possível trocar dados. No caso da comunicação FTP, são utilizadas duas portas. Uma de controle (porta 21) e outra para tranferência de arquivos(porta 20).
Chat
Um “chat” (pronuncie chate), é um espaço que permite “uma discussão textual” (por escrito) em tempo real entre vários usuário da internet. Reserva-se geralmente o termo “chat” para os sistemas de comunicação disponíveis num síte web, por oposição ao termo serviço de “mensagens instantâneas”, representando os sistemas de conversação dedicados que funcionam via Internet, independentemente da web.
Contrariamente a um fórum de discussão, as conversas num chat têm lugar em tempo real e não são capitalizadas, o que significa que beneficiam apenas das pessoas presentes (certos chats permitem contudo registar as conversas). O objectivo prosseguido de um chat não é o mesmo que o de um fórum de discussão: um chat favorece a comunicação em tempo real entre um pequeno grupo de indivíduos e aproxima-se mais de uma comunicação privada, enquanto um fórum de discussão permite a um grande número de indivíduos trocar e consultar a conversa sem necessariamente estar presente no mesmo momento.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário